20 maio 2009

Viagem do Instituto Cultural Sénior a Alcobaça


O Instituto Cultural Sénior levou a cabo uma iniciativa diferente a três dezenas de pessoas, aluno(a)s e não só, que se divertiram a conhecer, criar e inventar novas sensações. Dando expressão aos seus objectivos sociais, promoveu uma viagem cultural, recreativa e sobretudo lúdica e prazeirosa a quem se deixou levar pelo simples prazer de saborear a vida.
Esta viagem começou logo pela manhã com saída na Junta de Freguesia de Recardães rumo ao Mosteiro de Alcobaça, onde a grandiosidade da arquitectura fez-se notar, bem como a história que impregna aquelas paredes. A hora do almoço chegava, mas não foi preciso esperar muito já que a Quinta eco-pedagógica “Pequena Terra” entre Alcobaça e Nazaré, que se visitou em seguida, era muito perto aqui, tivemos direito a uma refeição só com produtos biológicos produzidos nesta quinta.
Após o almoço, tivemos uma visita guiada à mesma onde ficámos a conhecer diversas espécies de animais domésticos, mas com dimensões bastante consideráveis, como um touro barrosã com uma tonelada de peso. Ficámos também a conhecer as técnicas da agricultura biológica assim como o funcionamento teórico e prático das várias energias renováveis que no futuro serão de grande valia. O pacote desta visita também incluía um ateliê de olaria, onde deu para relaxar um pouco e, no final, para descontrair, ainda houve um passeio de charrete.
No regresso ainda houve tempo para visitar o Sitio na Nazaré, o dia estava óptimo e o mar melhor ainda.
O Instituto Cultural Sénior começou com esta viagem mas muitas mais se vão realizar nos próximos tempos, até mesmo para fora de Portugal, porque não há nada melhor do que Dar Vida aos Anos com alegria e fulgor do que anos à vida de forma triste e desanimada.